Palestrantes e palestras

Conferências magistrais

  • Rebeca Rosengaus: Prof. Rebeca Rosengaus é filiada à Northeastern University nos EUA. Sua pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que podem ter influenciado na evolução da socialidade em cupins. Ela levantou a hipótese de que patógenos e/ou parasitas podem ter desempenhado importantes pressões seletivas que favoreceram a evolução de sociedades complexas de insetos.
  • David Sillam-Dussès: Dr. Sillam-Dussès é filiado ao Laboratoire d’Ethologie Expérimentale et Comparée, Univ. Paris 13 e ao IEES-Paris (Institute of Ecology and Environmental Sciences of Paris), onde realiza suas pesquisas com enfoque nas estratégias reprodutivas, estratégias defensivas, evolução, estrutura e função de glândulas e, principalmente, comunicação química de cupins.
  • Octavio Miramontes VidalDr. Miramontes é filiado ao Departamento de Física e Centro de Ciências da Complexidade (C3) na Universidade Nacional Autônoma do México. Sua pesquisa se concentra nos fenômenos emergentes em sistemas vivos, utilizando como base a teoria de sistemas complexos. Os estudos sobre cupins do Prof. Miramontes revelaram o fenômeno de facilitação social e estratégias de exploração espacial altamente sofisticadas que são comuns à matéria não-viva.
  • Theodore Evans: Dr. Evans é filiado à Escola de Biologia Animal na Universidade da Austrália Ocidental. Sua pesquisa tem enfoque na evolução e ecologia da socialidade (especialmente em insetos e aranhas), abordando as seguintes questões: como as baratas solitárias se desenvolveram em cupins sociais? O que levou a diversificação subsequente de cupins em vários nichos? Como coexistem tantas espécies com necessidades semelhantes? E como os cupins afetam o crescimento das plantas através de seus papéis como engenheiros de ecossistemas?
  • Outros palestrantes estão sendo convidados e confirmarão sua participação em breve.

 

Aulas magnas

  • Alexandre Vasconcellos (confirmada). Conservação da Caatinga: uma nova proposta utilizando os térmitas como modelo. Dr. Alexandre Vasconcellos é filiado ao Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve projetos sobre a ecologia e biogeografia de cupins, ecologia de solos e ecologia da decomposição.
  • Ana Maria Costa Leonardo (confirmada). Cupins: fisiologia alimentar e uso como alvo e modelo em biotecnologia. Dra. Ana Maria Costa Leonardo é filiada ao Departamento de Biologia e ao Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde realiza suas pesquisas com enfoque na morfologia de glândulas exócrinas, reprodução e comportamento de forrageamento de cupins.
  • Ana Paula Albano Araújo (confirmada). Tudo vale a pena quando a isca é pequena? Como a oferta de recursos modula o comportamento dos cupins. Dra. Ana Paula Albano Araújo é Professora do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde lidera uma equipe de pesquisa sobre coexistência de espécies, comportamento de forrageamento, mecanismos/padrões de diversidade e interações inseto-planta, utilizando como modelo os cupins.
  • Eliana Marques Cancello (confirmada). (O tema da aula será confirmado em breve). A Dra. Cancello é filiada ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, onde é curadora das coleções de Isoptera, Blattaria, Mantodea, Dermaptera, Zoraptera, Embioptera, Ensifera, Caelifera e Phasmida. Sua pesquisa está focada na biologia de cupins, sistemática e biodiversidade.
  • Og DeSouza (confirmada). Macro-simbioses em ninhos de cupim. Dr. Og DeSouza é filiado à Universidade Federal de Viçosa, onde desenvolve pesquisas sobre ecologia comportamental de cupins, abrengendo os temas: inquilinismo, comportamento social auto-organizado e forrageamento.

 

  • Outros palestrantes foram convidados e confirmarão sua participação em breve.

 

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Viçosa
Departamento de Entomologia
Lab de Termitologia
Av. PH Rolfs, s/n
36570-900 Viçosa/MG

tel: +55 (31) 3899 4017
symtermes@gmail.com

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress