Evento & histórico

Objetivos:

O evento tem como objetivo impulsionar a discussão e o intercâmbio científico entre as diversas áreas de pesquisa da Termitologia, desde a mais fundamental Taxonomia e Sistemática, passando pela Ecologia e Comportamento, até a Evolução. Todas as abordagens são bem-vindas, incluindo a biologia celular clássica, história natural, comportamento, métodos moleculares, soluções matemáticas e computacionais ou qualquer outra forma de desvendar o mundo das térmitas. Também são muito bem-vindos os estudos que, ao invés de se concentrarem na resolução de questões termitológicas, usam cupins como estudos de caso para esclarecer problemas nas atuais fronteiras da ciência.

 

O Evento:

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma universidade pública de pesquisa que foi fundada em 1927 como o Colégio Superior de Agricultura e Ciência Veterinária, expandindo sua atuação para Biologia, Ciências Exatas e Humanidades a partir de 1960. Tem uma tradição muito longa em pesquisa, realizando o primeiro curso de pós-graduação do Brasil.

A UFV localiza-se na cidade de Viçosa, estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Viçosa conta com cerca de 80 mil pessoas, das quais cerca de 10 mil estão matriculadas na UFV. Mais detalhes na guia “Localização” deste site.

 

 

Resumo da História:

Esta série de simpósios sobre Termitologia começou como um encontro nacional destinado a reunir a crescente comunidade de termitologistas no Brasil. Depois do sucesso de sua primeira edição, o simpósio tornou-se internacional, atraindo pessoas principalmente da América do Sul, mas também de outras partes do mundo. O público atende cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, a maioria focada em ciências básicas. Uma pequena proporção de pessoas interessadas em pesquisa aplicada também deverá participar.

Os oradores principais das três anteriores edições incluem Judith Korb, Yves Roisin, Michael Engel, David Bignell, Ed Vargo, O. Miramontes, Elio Tuci.

 


O IV Sympósio de Termitologia (SymTermes)

A quarta edição do Simpósio de Termitologia será realizada de 07 a 10 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, Estado de Minas Gerais, Brasil. Será promovido pelo Laboratório de Termitologia com o apoio de diversas organizações, públicas e privadas. Estamos introduzindo o acrônimo ‘SymTermes’ para ser usado para designar o Simpósio de Terminologia. É um jogo de palavras que alude ao gênero neotropical de termitas Syntermes.

Nesta edição do IV SymTermes, os participantes podem optar por apresentar o seu trabalho para ser publicado como um artigo completo em um número especial em cupins da revista de acesso aberto Sociobiology, a ser lançado no simpósio. Os manuscritos que entrarem nesta opção seguirão o processo normal de revisão pelos pares. Instruções detalhadas são dadas aqui.


O III Simpósio de Termitologia

Ano: 2015
Localização: Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Número de participantes: 113
Palestrantes principais:

David Bignell (Universidade Queen Mary de Londres, Inglaterra, Reino Unido)
Ed Vargo (Texas A & M University, EUA)
Yves Roisin (Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica)
Octavio Miramontes (Universidade Nacional Autônoma do México)
Elio Tuci (Universidade Aberystwyth, País de Gales, Reino Unido)


O II Simpósio de Termitologia

Year: 2013
Localização: Universidade de Brasília, Brasilia, DF, Brasil
Número de participantes: 98
Palestrantes principais:

Michael Engel (Universidade de Kansas, EUA)
Yves Roisin (Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica)


O I Simpósio de Termitologia

Ano: 2011
Local: Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, Brasil
Número de participantes: 112
Orador principal:

Judith Korb (Universitat Friburgo, Alemanha)

 

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Viçosa
Departamento de Entomologia
Lab de Termitologia
Av. PH Rolfs, s/n
36570-900 Viçosa/MG
symtermes@gmail.com
Patrocinadores Symtermes

PATROCÍNIO

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress